ULTRASSONOGRAFIA ARTERIAL
DO MEMBRO SUPERIOR DIREITO
Exame realizado em modo bidimensional, com equipamento digital, transdutor linear, de frequência variando entre 6,5 a 10,0 MHz, com utilização de Doppler colorido e espectral.
Artérias axilar, braquial, radial, ulnar, ramo palmar superficial da artéria radial e arcada arterial palmar superficial do membro superior #### apresentando características anatômicas e hemodinâmicas normais ao estudo Doppler colorido e espectral, com preservação do fluxo vascular trifásico.
As artérias deste membro apresentam paredes regulares, sem placas hemodinamicamente significativas.
As velocidades de picos sistólicos nas artérias deste membro são:
- artéria subclávia ............... cm/s;
- artéria axilar .................... cm/s;
- artéria braquial .. ............. cm/s;
- artéria radial ..................... cm/s.
- artéria ulnar ..................... cm/s.
Conclusão:
Exames relacionados:
Pré-laudos alterados mais usados:
- Ausência de fluxo em artéria braquial no segmento supracitado, devido possível lesão da mesma.
Foi observada ausência de fluxo ao Doppler no segmento que vai desde transição do terço médio e o terço inferior até a prega do cotovelo.
Paralelo a este segmento, o fluxo sanguíneo seguiu um falso trajeto, partindo e reenchendo a artéria braquial, nos dois pontos citados no parágrafo anterior.
Foi visibilizado fluxo nas artéria ulnar e radial, porém com velocidades de pico de fluxo reduzidos.(Em torno de 10cm/s em cada).
- Ateromatose arterial.
Observam-se (discretas, moderadas, significativas) irregularidades parietais compatíveis com alterações ateromatosas nos segmentos arteriais acima descritos, não havendo, entretanto, repercussões hemodinâmicas ao estudo com Doppler colorido, que possam representar estenose ou oclusão.